segunda-feira, março 20, 2017

A gente jura que se conhece

Temos uma mania de achar quenos conhecemos tão profundamente a ponto de saber de antemão o que faríamos e não faríamos em diversas situações. Ou o que sentiríamos. Quantos filmes você não assistiu julgando o personagem de estúpido porque você - que mesmo não estando na situação ou não sendo aquela pessoa e pior, falando do lado de quem está assistindo e sabe o que vai acontecer para analisar - faria tudo diferente? As vezes a gente precisa desligar um pouco o modo intensamente racional e se deixar levar e encantar ou desencantar durante sua duração.

Mas nem vim falar de filme. E sim de sentimentos surpresa por lugares, especificamente. Cuidado para não cuspir na própria testa. Você sempre pode se surpreender e no fundo você nunca vai se conhecer por completo, ou que razão teria para evoluir? Nenhuma.

Talvez um dia você vá conhecer aquele lugar que não te causa nada demais. Talvez você vá até morar nele por uns anos. Você vai gostar dele, mas nunca vai ter aquela sensação de lar. Mesmo que ao mesmo tempo sim seja seu lar enquanto durar. Você vai amar tantas coisas, mas nunca vai ser a maioria intensa a ponto de te descabelar de emoção, mesmo tendo detalhes que te descabelem sim. Tá entendendo? Não tem nada absurdo aqui, são sentimentos estáveis, sem grandes picos. Ok, talvez tenha picos, mas enquanto você está ali você é plenamente capaz de visualizar o sentimento de que pode deixar aquilo a qualquer momento sem sentir tanto. Talvez você vá embora feliz e ansioso, pois sente que seu tempo ali acabou e é hora de uma fase nova.

Te digo uma coisa: talvez seja exatamente esse lugar que te provoque os sentimentos mais profundos. A depressão pós viagem mais difícil. Ou a mais fácil. A repatriação mais marcante da sua vida. O maior soco na cara da vida te dizendo que você não sabia absolutamente nada sobre o que você seria capaz de sentir. A lição mais inesperada de que você é um ser em constante evolução, portanto jamais saberá o que será do futuro, mesmo achando que tem certeza absoluta. Você não tem. Mas você vai cair nisso, várias vezes. Somos teimosos.

O tempo também vai te dar lição, de que processos de adaptação e readaptação levam um tempo tão gigantesco e infinito que você vai olhar a mesma foto por meses e descobrirá inúmeros sentimentos novos. Como aquela paisagem que você já nem ligava tanto pode te despertar tanta nostalgia meses depois? Ou aquela foto do lugar que você trabalhava? Você consegue fechar os olhos e se sentir lá. E vai ficar chocado. Você sempre soube que "não sou esse tipo de pessoa que sente saudade demais".

A cada aventura nova eu procuro encarar o lugar sabendo que eu não sei nada sobre o que sentirei depois. Sei o que eu penso dele no momento. Pode até ser que você acerte na "adivinhação", mas é apenas a coincidência de casar. Na verdade você não sabia. Assim como você não sabe, mesmo "se conhecendo tanto", o que faria no lugar de outra pessoa.

É preciso parar de se crer melhor ou pior que todos e entender que cada coisa tem seu momento. O futuro muda todo dia. Todo dia lemos coisas novas, conhecemos pessoas com perspectivas diferentes, enfrentamos situações e traumas novos. Como podemos saber o que será da gente daqui um tempo?

Sobre a foto abaixo: se alguém falasse para mim que eu iria descer aquele pedaço de montanha em um trekking de 7 horas eu provavelmente ia rir e falar que você não me conhece, porque eu jamais faria isso. Que não é pra mim, não sirvo pra isso, não sei fazer isso, ando 5 minutos e morro. Língua devidamente mordida, obrigada. Desci, subi outras maiores, me agarrei em pedras enormes, senti frio na barriga, desci uma parecida de bunda por ser tão inclinado que eu achei que ia cair e morrer - sou levemente exagerada, me surpreendi com tanta coisa que poderia escrever um livro. Movi montanhas. E jurava que nunca aconteceria. Posso nunca repetir, mas eu calei minha própria boca uma vez. Obviamente não sei de nada.




Suponho ainda que alguns vão ler e pensar "isso pode até ser com outras pessoas, mas comigo realmente não é assim, eu sei muito bem como sou". Nesse caso você não entendeu nada. É sobre justamente a humildade de saber que você SEMPRE pode se surpreender. Com você mesmo/a. Não significa que vai acontecer assim, mas que pode acontecer tudo e de inúmeras maneiras.

Caso prefira espere, eventualmente a língua vai levar umas dentadinhas.


"The winds of change will change your mind."

2 ♥